Cine.Ema realiza oficinas de formação em Burarama

Uniforme: check!

A turma participante da oficina de Observação de Aves está cheia de estilo. Além de camiseta e chapéu oficiais do Cine.Ema, eles têm um kit super estilizado: na mochila, item indispensável para a exploração de campo, há uma câmera fotográfica, um bloquinho para notas de observação e um binóculos para a visão aproximada das aves estudadas.

_MG_8930

 

A oficina de Cinema Ambiental segue suas atividades

Depois de conhecer um pouco melhor a rotina e as possibilidades de uma produção ambiental, a turma de oficineiros demarcou, com a cineasta Ilka Westermeyer, as funções da equipe que vai para campo produzir um filme. Eles definiram, em laboratório, um roteiro e as responsabilidades que cada um irá ter no momento de filmagem. O filme final será exibido durante a realização do Cine.Ema.

_MG_9012 IMG-20160516-WA0001

Binóculos e câmeras para o alto

Após estudar e conhecer o comportamento das aves no primeiro dia de oficina de Observação de Aves, ainda era madrugada quando o segundo encontro começou. No campo, sob olhares atentos de Detinha Son e Filipe Ventura, os oficineiros foram para a aula prática: observar as aves na mata.

O bird watching, ou observação de aves, é uma atividade que remete a “coleção de avistagens”. A observação realizada na natureza promove uma gratificante atividade de lazer e descontração, proporcionando aos praticantes recompensas intelectuais, recreativas e científicas. Alguns dos objetivos dessa oficina são a formação de um núcleo de observadores (a partir do ensino da morfologia das aves e estudo de sistemas ecológicos locais) e a promoção de turismo sustentável.

13198529_1021354481234610_642794437885147756_o

_MG_8925

Economia

No último fim de semana também aconteceram os encontros da oficina de Empreendedorismo e Produção Cultural. Essa oficina, por sua vez, é destinada à comunidade interessada em realizar atividades teóricas e práticas, com o foco em hotelaria de cama e café. Durante sua realização, a intenção é que, pelo menos, cinco residências sejam preparadas para a esse tipo de hospedagem.

IMG_0480

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *