Festival TV e Cinema de Muqui divulga filmes selecionados

Filmes de animação, documentário e ficção de sete estados concorrem ao Troféu Catraca

O Festival de TV e Cinema do Interior (Fecin), realizado no Sítio Histórico de Muqui, no Sul do Espírito Santo, divulgou os filmes selecionados da 5ª edição, que acontece nos dias 9 e 10 de setembro. As obras de ficção, animação e documentário serão exibidas na antiga estação ferroviária da cidade.

post_marca

Os 12 filmes que participam da Mostra Competitiva concorrem ao Troféu Catraca, e serão eleitos por um júri técnico. A novidade desse ano é o troféu “Palma”, concebido pela artista plástica Cláudia Puget, em comemoração aos cinco anos de festival e será o prêmio para o filme escolhido por um  júri popular composto por 10 moradores de Muqui.

De acordo com o curador Ériton Berçaco, as pessoas ficarão impressionadas com os trabalhos que serão exibidos. “O público pode esperar filmes feitos com paixão, humor, amor e arte. A curadoria teve um prazeroso trabalho em escolher filmes com abordagens diferentes sobre o ser humano. Olhares distintos, de várias religiões do Brasil, mas com algo em comum: o desejo de expor afetos com imagens”, afirmou.

Foram recebidas quase 200 produções de vários lugares ao redor do mundo: do Ceará à Budapeste. As 12 obras selecionadas pela curadoria são de sete estados brasileiros e seus diretores e ficarão hospedados na mesma casa no Sítio Histórico.

Além de representar suas obras, os cineastas também participarão de diversas atividades como, mesas de bate-papo sobre produções cinematográficas com o público.

O FE5INCO

Contato que aproxima, provoca e estimula sentidos. O território do tato e do contato é a proposta de ambiente do Fecin, que há 5 anos reúne e envolve cineastas, moradores locais e visitantes na vivência da cultura e do intercâmbio por meio de produções cinematográficas, mesas de bate-papos, arte, poesia, música e histórias.

Uma novidade para este ano é a exposição “Ciclo de Memória”. A proposta é que, a partir de fotografias, se conte histórias de pessoas e suas bicicletas. A compilação das fotos enviadas montará uma exposição interativa durante todo o festival. O “Ciclo de memória” é também o start para o passeio de bicicleta à moda antiga pelas ruas da cidade, acompanhada pela tradicional fanfara “Avides Fraga”.

O Fecin, é uma ação cultural de cunho cinematográfico realizado no maior sítio histórico do Espírito Santo e produzido (pela primeira vez em 2012) no intuito de expandir o diálogo cinematográfico capixaba, promovendo a discussão, o fomento, a valorização e a exibição de obras de artistas e núcleos – independentes ou não – do Estado e de todo o Brasil.

Em 2016, o Fecin completa 5 anos de história. Convidamos você a revisitar o conceito do festival, que envolve cinema e patrimônio no contexto da construção de um plano criativo e audiovisual em Muqui, o POQUI, que nasce como uma proposta cultural estruturante para a cidade.

A 5ª edição do Fecin acontece nos dias 9 e 10 de setembro na Antiga Estação Ferroviária de Muqui (ES). O festival é uma realização da Caju Produções em parceria com o Instituto Sincades, patrocínio do Sebrae e apoio da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo.

 

Filmes selecionados para a Mostra Competitiva, separados por dia de exibição

SEXTA (9/09)
– Vai que é tua Tafarinha, de George Augusto
Ficção, 5min, Manaus, AM
– DaliVinCasso de Marcelo Castro e Marlon Tenório
Animação, 11min, São Paulo, SP e Rio de Janeiro, RJ
– Meu 2º Aniversário, de Felipe Rocha
Documentário, 9min, Niterói, RJ
– Flerte, de Samuel Mariani
Animação, 2min, Campinas, SP
– Nosztalgia, de Vanessa Malheiros e Wayner Tristão
Híbrido, 3min, Juazeiro, BA
– Vinillis frutiferis, de Victorhugo Passabon Amorim
Ficção, 16min, Vargem Alta, ES
– Tocando Meu Destino, de Dandi Queiroz e Juka Morgado
Documentário, 15 min Santos, SP
– Ainda Não Lhe Fiz Uma Canção de Amor, de Henrique Arruda
Ficção, 16min, Natal, RN
SÁBADO (10/09)
– Balú, de Paula Gomes
Ficção, 16min, Salvador, BA
– Cartas, de David Mussel
Animação, 5min, Rio de Janeiro, RJ
– Meninos e Reis, de Gabriela Romeu
Documentário, de Juazeiro do Norte, CE
– Marlindo Paraíso e a Kombi do Amor, de Max Gaggino
Ficção, 20min, Salvador, BA
3 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *