0001

Rota Instrumental promove oficina de Luthieria em Viana e Domingos Martins

Captura de Tela 2017-10-18 às 16.52.53

Oficinas fazem parte do primeiro Festival de Música da Rota Imperial do Espírito Santo

Oficinas de instrumentos e outras atrações musicais são algumas das atividades previstas na programação do primeiro Rota Instrumental, o Festival de Música Instrumental da Rota Imperial do Espírito Santo que liga Vitória à Ouro Preto, em Minas Gerais. As oficinas luthieria de criação ukulele e violas serão realizadas nas cidades de Viana e Domingos Martins em todos os finais de semana de novembro pelo artista e professor Fernando Secomandi (ES). Já as atrações musicais, acontecerão no primeiro final de semana de dezembro com lançamento oficial do projeto previsto para o dia 01 , no Palácio Sônia Cabral em Vitória às 19h.

Os interessados em participar das oficinas de criação de instrumentos devem ter mais de 15 anos, e realizar a inscrição por meio do formulário online: https://goo.gl/BbdnwH

As oficinas em Viana acontecem em dois finais de semana, nos dias  4, 5 e 11,12 de novembro, no Casarão das Artes, das 8h às 12h e de 14h às 18h. E em Domingos Martins, nos dias 18, 19 e  25, 26 de novembro, no hotel Imperador, no mesmo horário, das 8h às 12h e de 14h às 18h.

“Rota Instrumental” é um projeto de formação musical que prevê oficinas de instrumentos musicais artesanais em cidades por onde passa a Rota Imperial do Espírito Santo, que, em 2016 completou 200 anos de história. A pretensão do projeto, além de realizar oficinas em algumas destas cidades (Viana e Domingos Martins) é realizar apresentações musicais em patrimônios históricos tombados e marcos referenciais da Rota, como igrejas, museus e outros monumentos, encerrando com a proposição de um Festival de Música Instrumental da Rota Imperial, homenageando músicos instrumentais do Espírito Santo com uma comenda em uma noite de lançamento do projeto na cidade de Vitória (ES).

O objetivo da oficina é estimular o interesse pela música por meio da criação de instrumentos, valorizar e elevar a auto estima de artesãos capixabas, em especial os produtores de instrumentos musicais; despertar na população, o sentimento de cidadania, com seus direitos e deveres, estimular a conscientização musical, mas também proporcionar alternativas de obtenção de renda.

O percurso feito por tropeiros, ao levar mantimentos para outros Estados, a imigração européia e o trajeto feito por Dom Pedro II mostraram que o Espírito Santo ainda tem muito a ser descoberto, além de ter muita história para contar. O resultado do projeto “Rota Instrumental” consistirá um evento de cunho musical, patrimonial e educacional de incentivo ao turismo cultural na Rota Imperial São Pedro D’Alcântara, que insere o Espírito Santo no âmbito da Estrada Real, reproduzindo caminhos abertos no início do século XIX.

 

Calendário das Oficinas:

Viana

Datas: 04/11, 05/11, 11/11 e 12/11

Local: Casarão das Artes

Horário: 8h às 12h e 14h às 18h

Vagas: 10

Domingos Martins

18/11, 19/11, 25/11 e 26/11

Local: Hotel Imperador

Horário: 8h às 12h e 14h às 18h

Vagas: 10

O FESTIVAL

O objetivo central do Festival de Música Instrumental da Rota Imperial é futuramente promover a economia das diversas cadeias produtivas das regiões abrangidas pela Rota Imperial, por meio de evento musical que envolve os municípios e a promoção de ações para o aumento do fluxo turístico de modo a valorizar ícones de patrimônio cultural. A proposta é atrelar este objetivo central ao objetivo mais específico que se resume em criar espaço de apresentação de músicos regionais, conferindo valor à Rota Imperial a partir de ícones musicais, contribuindo, assim, para a difusão cultural das atividades de grupos da região e para o desenvolvimento do lugar. Trata-se da promoção de uma grande oportunidade de valorização e reconhecimento da riqueza cultural local, com ampliação do acesso na participação, oferecendo espaço para a descoberta de novos talentos na música.

O evento é uma realização de Matheus Moretti em parceria com a Caju Produções, com apoio da  prefeitura de Viana e Domingos Martins. O projeto é uma iniciativa apoiada pela Secult (ES) através do Edital Setorial de Música do Governo do Estado do Espírito Santo,

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *