Da câmera ao binóculo: jovens aprendem técnicas de cinema e observação de aves

O fotógrafo de natureza Léo Merçon irá ministrar a oficina de Observação de Aves. Foto: Joarley Rodrigues

Oficinas fazem parte da programação do festival Cine.Ema Itinerante, que acontece de 17 a 22 de setembro em reserva ambiental de Vargem Alta (ES)

Muito se fala na necessidade da preservação do meio ambiente e a educação ambiental é fator determinante para que as pessoas conheçam a fundo os riscos e as proporções do mau uso dos recursos ambientais. Para incentivar que crianças e jovens despertem o interesse por essas questões, além da programação de filmes e shows o Cine.Ema Itinerante – Festival de Cinema Ambiental do Espírito Santo traz atividades de observação de aves e produção de vídeos dentro da floresta. O festival acontece entre os dias 17 e 22 de setembro, na Reserva Ambiental Águia Branca, em Vargem Alta (ES).

As oficinas são os pilares educativos do Cine.Ema. Estudantes de escolas públicas da região terão a oportunidade de contato com criação de conteúdo criativo, refletindo sobre a própria consciência de preservação ambiental.

A prática de observação de aves será ministrada pelos fotógrafos de natureza Léo Merçon e Felipe Ventura. É voltada para crianças e compreende em incursões de observação de espécies de passarinhos na mata. O objetivo é conhecer as espécies, catalogá-las e fotografá-las, sempre respeitando o meio ambiente. “Os participantes se envolvem ao terem contato direto com a natureza e levam para a vida valores como a sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente”, declara Léo Merçon.

Ilka Westermeyer vai ministrar oficina de cinema e vídeo

Já a oficina de cinema e vídeo ambiental será realizada pela cineasta alemã Ilka Westermeyer com a finalidade de capacitar e proporcionar experiências de jovens no cinema, resultando em um micro-documentário sobre algum tema de recorte ambiental da região. “É uma grande oportunidade para o desenvolvimento de talentos. As crianças começam fazendo isso como hobby, e depois podem até seguir uma profissão nessa área”, afirma Merçon.

O Cine.Ema Itinerante em Vargem Alta tem o apoio da Prefeitura Municipal de Vargem Alta e da Reserva Ambiental Águia Branca, com o patrocínio do Grupo Águia Branca. O evento é uma realização da Caju Produções, Instituto Últimos Refúgios e Ministério da Cultura através da Lei de Incentivo à Cultura.

Ver e fazer cinema na mata

Reserva Ambiental Águia Branca vai receber o Cine.Ema

Pela primeira vez fora de casa, o Cine.Ema – Festival de Cinema Ambiental do Espírito Santo, realizado há quatro edições em Burarama (ES), apresenta agora uma experiência audiovisual inédita dentro da mata, na Reserva Ambiental Águia Branca, em Vargem Alta (ES), uma área preservada de 2225 hectares entre os parques de Forno Grande e da Pedra Azul.

Inspirado na Pedra da Ema, ícone paisagístico e natural do Espírito Santo, o Cine.Ema é um projeto cultural de ampliação da consciência ambiental através do cinema. A programação traz filmes de ficção, animação e documentário com foco no meio ambiente, além de música, oficinas e outras atividades.

Serviço
Cine.Ema Itinerante – Festival de Cinema Ambiental do Espírito Santo
Data: 17 a 22/9
Atrações: mostras de filmes, oficinas e shows com “No Seu Abracinho” e grupo “Moxuara”
Local: Reserva Ambiental Águia Branca, Vargem Alta. Rodovia ES 164, Km 303, próximo ao Hotel Monte Verde Golf & Resort
Entrada gratuita

Mais informações pelas redes sociais:
Link do evento: www.facebook.com/events/218354052207547/
Link da página Cine.Ema: www.facebook.com/ema.cine
Instagram do Cine.Ema: www.instagram.com/cine.emafestival

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *