Cine Ecoturismo: o cinema de reserva

Reserva Ambiental Águia Branca, em Vargem Alta (ES), recebe programação de cinema. Foto: Leonardo Merçon

Festival de cinema em reserva ambiental das montanhas capixabas busca incrementar a consciência e o turismo ambiental no Espírito Santo, tornando-o o estado pioneiro na atividade

Ecoturismo, ou turismo ecológico, já é um termo conhecido pelo brasileiros. A atividade turística que acontece na natureza, e respeitando o meio ambiente, move o Brasil economicamente e faz do país uma das referências mundiais no assunto. O mesmo acontece com o turismo ligado à atividades culturais e artísticas, então, por que não unir as duas coisas?

Essa é a proposta do “cine ecoturismo”, prática inédita que mistura cinema e turismo ecológico. “Tradicionalmente, a realização de festivais de cinema movimenta os lugares onde são realizados e os torna conhecidos por isso, como é o caso de Gramado (RS) ou Tiradentes (MG). O que propomos aqui é ampliar esse conceito e levar o cinema para dentro das áreas ambientais”, explica a produtora cultural Tânia Silva. Ela é uma das realizadoras do Cine.Ema – Festival de Cinema Ambiental do Espírito Santo, evento que pela primeira vez no Estado vai levar uma tela de cinema para dentro de uma reserva ambiental.

Reserva em Vargem Alta atrai turismo de observação de aves. Foto: Leonardo Merçon

O Cine.Ema Itinerante será realizado de 17 a 22 de setembro na Reserva Ambiental Águia Branca, em Vargem Alta (ES), e marca a abertura de mais este espaço de proteção da natureza no Espírito Santo. Realizado há quatro edições em Burarama (ES), o festival ganha uma versão itinerante e apresenta o melhor de suas obras audiovisuais, entre filmes de ficção, animação e documentário que refletem sobre as questões ambientais do nosso tempo. A programação também contempla shows, oficinas, palestra e outras atividades para adultos e crianças.

Para a realização do festival, a reserva receberá estrutura com uma tela de cinema de cinco metros e uma tenda transparente com cerca de 20 metros de profundidade, cercada pelo verde das árvores. O evento concentra atenção no público local, buscando aproximar as comunidades vizinhas da reserva.

No futuro, o interesse é que o festival de cinema possa ser realizado em outras áreas ambientais no país, tornando o Cine.Ema Itinerante em Vargem Alta efetivamente a primeira atividade de “cine ecoturismo” no Brasil. “A proposta é vislumbrar o cinema e incluí-lo como atividade de lazer e de ecoturismo, uma vez que, integrado à ambientes naturais, pode ampliar e reforçar a consciência ambiental através dos filmes exibidos”, conclui Tânia.

O Cine.Ema Itinerante em Vargem Alta tem o apoio da Prefeitura Municipal de Vargem Alta e da Reserva Ambiental Águia Branca, com o patrocínio do Grupo Águia Branca. O evento é uma realização da Caju Produções, Instituto Últimos Refúgios e Ministério da Cultura através da Lei de Incentivo à Cultura.

Cine.Ema Itinerante será realizado na Reserva Ambiental Águia Branca, uma área de 2225 hectares de Mata Atlântica preservada. Foto: Leonardo Merçon

Definindo o “cine ecoturismo”
Apesar de ser um termo inédito, o “cine ecoturismo” pode ser entendido como uma experiência de cinema, seja produção ou exibição, que acontece em patrimônios naturais brasileiros que possuam características e ofertas de ecoturismo. Nesse sentido, o cinema teria um papel fundamental no segmento do turismo ecológico, que é definido pelo Ministério do Meio Ambiente em conjunto com a EMBRATUR como segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações.

Ecoturismo em Vargem Alta
Além da Reserva Ambiental Águia Branca, que será inaugurada durante a realização do Cine.Ema Itinerante, Vargem Alta possui variadas atrações de ecoturismo. O cenário da região, com relevo bastante recortado e a riqueza hídrica da cidade, proporcionam belíssimas paisagens como corredeiras, cachoeiras, montanhas e morros que favorecem também a prática de esportes como voo livre, trilhas pela mata e outras tantas possibilidades dentro dos cinco roteiros turísticos que a região oferece: Roteiro da Uva e do Café, do Verde e das Águas, Sabores da Montanha e o Histórico e Religioso. A Saíra Apunhalada, ave ameaçada de extinção, tem uma enorme importância para a preservação da mata da região e também é atração de turistas praticantes de observação de aves.

Serviço
Cine.Ema – Festival de Cinema Ambiental do Espírito Santo
Data: 17 a 22/9
Local: Reserva Ambiental Águia Branca, em Vargem Alta
Entrada pelo Hotel Monte Verde Golf & Resort

Informações para imprensa:
Márcia Almeida | (27) 99925-3818 | marciajorn@gmail.com

Mais informações:
Link do evento: https://www.facebook.com/events/218354052207547/
Link da página Cine.Ema: https://www.facebook.com/ema.cine/
Instagram do Cine.Ema: www.instagram.com/cine.emafestival/

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *