Reserva ambiental no ES recebe programação de cinema e música

Festival ambiental ‘Cine.Ema Itinerante’ chega à cidade de Vargem Alta, nas montanhas capixabas, com mostras de filmes, shows e atividades para crianças na programação

Pela primeira vez no Espírito Santo, uma reserva ambiental ganha sala de cinema e uma programação gratuita com filmes para todas as idades e apresentações musicais. Essa experiência inédita será vivenciada nos dias 21 e 22 de setembro, na cidade de Vargem Alta, durante a realização do Cine.Ema Itinerante – Festival de Cinema Ambiental do Espírito Santo. O local escolhido foi a Reserva Ambiental Águia Branca, uma área protegida com 2225 hectares, localizada entre os parques da Pedra Azul e Forno Grande.

Esta é também a primeira vez que o Cine.Ema – já realizado há quatro edições em Burarama (ES) – ganha uma versão itinerante. Para receber o público na reserva, será instalada uma tela de cinema com cinco metros e uma tenda transparente com cerca de 20 metros de profundidade – tudo isso cercado pelo verde das árvores e o som das águas. A estrutura também contará com uma pracinha de alimentação, com comidas e bebidas de fornecedores da região.

No Seu Abracinho vai levar música brasileira para as crianças. Foto: Bruno Leão

Na sexta-feira, 21, a programação é toda para as crianças. A garotada será recepcionada com o “papo nique”, um piquenique com bate-papo sobre natureza e sustentabilidade. Depois, é hora de aproveitar o som do grupo No Seu Abracinho, com música brasileira para o público infantil: “Os grandes nomes da música escreveram e cantaram para crianças, como Chico Buarque, Caetano Veloso, Toquinho e Arnaldo Antunes, então embarcamos neste repertório e levamos para os nossos shows”, explica o integrante Vitor Lopes. Em seguida, serão exibidos os filmes da mostra Cine.Eminha, que trará curtas-metragens de ficção e animação.

Já o sábado, 22, é dia de toda a família aproveitar a programação de filmes e música na reserva. Às 19 horas, os anfitriões do festival, moradores de Vargem Alta, vão poder ser ver na telona com a mostra Olhar Local, que destaca a produção audiovisual da região. Na sequência, o público confere a seleção do Cine.Ema, com produções vindas de vários estados.

“Desbrava” será exibido no festival. Documentário retrata a aventura de dois amigos em busca de uma das maiores cachoeiras do Brasil.

O encerramento fica por conta do grupo Moxuara, que promete para o evento a sua mistura de sons e ritmos, unindo o requinte da música clássica à música popular regional. “Vamos tocar o melhor dos nossos quatro álbuns e o público vai poder conferir de perto as peculiaridades do nosso trabalho. Nossa proposta é ambiental, seguimos este viés em nossas letras”, declara o vocalista Flávio Vezzoni.

O Cine.Ema Itinerante em Vargem Alta tem o apoio da Prefeitura Municipal de Vargem Alta e da Reserva Ambiental Águia Branca, com o patrocínio do Grupo Águia Branca. O evento é uma realização da Caju Produções, Instituto Últimos Refúgios e Ministério da Cultura através da Lei de Incentivo à Cultura.

Programação
Cine.Eminha Itinerante
21 de setembro | sexta-feira |
16h30 | Papo nique: Papo com piquenique
Com o fotógrafo de natureza Léo Merçon
17h | MPB para crianças
Com a banda No seu Abracinho
18h | Mostra de Cinema Ambiental Infantil Itinerante
Com curtas metragens de ficção e animação

Cine.Ema Itinerante
22 de setembro | sábado

19h | Mostra olhar local
Com curtas-metragens de ficção e animação rodados em Vargem Alta (ES)
20h | Mostra nacional
Com curtas-metragens de ficção, animação e documentário
21h30 | Show com Moxuara

Serviço
Cine.Ema Itinerante – Festival de Cinema Ambiental do Espírito Santo
Data: 21 e 22 de setembro
Local: Reserva Ambiental Águia Branca, em Vargem Alta
Entrada pelo Hotel Monte Verde Golf & Resort (Rodovia ES-164, KM 303)

Informações para imprensa:
Márcia Almeida | (27) 99925-3818 | marciajorn@gmail.com

Outras informações:
Link do evento: https://www.facebook.com/events/218354052207547/
Link da página Cine.Ema: https://www.facebook.com/ema.cine/
Instagram do Cine.Ema: www.instagram.com/cine.emafestival/

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *