O projeto DIGITALIZAÇÃO DO ACERVO DO JORNAL “MUQUYENSE” EM MUQUI (ES) realizou a digitalização de três encadernações do acervo do Jornal Muquyense, pertencente à Srª Ney Costa Rambalducci. O jornal  conta a história do próprio município. O objetivo principal deste projeto é salvaguardar as edições do jornal, valorizando a memória do município e preservando seu acervo, entendendo que a leitura do jornal é, também, uma leitura da memória.

Tendo em vista que os originais do Jornal compartilham espaço com outros objetos da Sra. NeyCosta Rambalducci, que também fazem parte da história de Muqui e de sua família o projeto necessitou ir além de suas perspectivas. Com a coordenação da museóloga Renata Soares Penna (Corem 0894-I), todos os arquivos como livros, documentos e objetos como eletrodomésticos e brinquedos do século XX foram higienizados e acondicionados, não comprometendo, dessa maneira, as encadernações do Jornal “Muquyense” e todo o restante do acervo, uma vez que foram estabelecidas as condições mínimas de conservação do acervo. A museóloga elaborou um relatório detalhado de tudo o que foi feito no ambiente em que se encontram os originais do acervo.cidade e de seus contextos sociais, culturais e políticos, sendo importante ferramenta de pesquisa.

Em parceria com a Câmara Municipal de Muqui e o Museu Virtual Dr. Dirceu Cardoso, as edições do acervo de 1913 à 1933 estão disponíveis para consulta no botão abaixo: