Territórios Culturais

Com a evolução do conceito de desenvolvimento, hoje entendido como  ‐  liberdade, ampliação de escolhas e, sobretudo, centralidade do ser humano na sustentabilidade (SEN, 2000) afirma‐se gradativamente a Cultura como Quarto Pilar do Desenvolvimento Sustentável, entrelaçada aos pilares Ambiental, Social e Econômico.

Pioneira no mercado da produção cultural no Espírito Santo a Caju Produções possui o objetivo de contribuir com a identidade de territórios criativos capixabas buscando dar visibilidade nacional ao Estado a partir da cultura e de suas mais variadas expressões, entendendo-a como o quarto pilar de sustentabilidade*.

Realizamos projetos que evidenciam o que é nosso, na raiz do Espírito Santo: imagem e história. Criamos projetos que exaltam ícones, que multiplicam saberes, geram símbolos e significados criativos, que fortalecem identidades de territórios culturais e o transformam.

SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das letras, 2000.

*A ideia de incluir a cultura entre as dimensões da sustentabilidade começou a ser delineada em 2001, quando o pesquisador e ativista australiano John Hawkes lançou o estudo “O quarto pilar da sustentabilidade: o papel essencial da cultura no planejamento público”

Nossa Cultura