Samba, MPB, Congo e Jazz animam última noite do Festival Rota Instrumental

A última noite do II Festival Rota Instrumental traz quatro estrelas da música instrumental capixaba para ninguém ficar parado. São eles: Jura Fernandes, Wanderson Lopez, Chachachangos e Heptasopro. O repertório inclui Samba, MPB, Congo, Jazz, Choro e até Tango. Já reserva seu lugar no sofá no sábado (27) a partir das 18 horas e aproveite música capixaba da mais alta qualidade. As apresentações ocorrem pelo Instagram dos artistas no horário agendado.

O Rota Instrumental – Outras Rotas é uma realização da Caju Produções com recursos federais da Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult).

Atrações

@jurafera

O músico Jura Fernandes abre o último dia do Festival Rota Instrumental mostrando que instrumentos modernos podem conservar e inovar ritmos com características ancestrais. Isso porque a guitarra de Jura une o congo e pop, uma mistura que contribuiu para divulgar parte da cultura capixaba pelo Brasil. O show “Guitarra Canta Congo” ocorre no sábado às 18 horas no instagram @jurafera. Jura Fernandes explora os sons dos tambores e casacas com guitarras distorcidas, gerando um novo som, numa forma de mostrar que a música instrumental pode ser popularizada.

A paixão do músico pelo Congo vem dos tambores da Barra do Jucu no início dos anos 2000, quando foi um dos criadores da banda Casaca. Em sua trajetória, estão ainda sua presença na banda Forró Bemtivi e Hot Club Vitória, além de uma temporada de shows na França, com apresentações importantes como EuroDysney e Blunote é Favela Chique.

@wandilopez

O violonista Wanderson Lopez apresenta seu show “Concerto na sala” a partir das 19 horas no instagram @wandilopez. No musical, apresenta obras escritas e arranjadas para violão de oito cordas. O músico, além de violonista, é multi-instrumentista, compositor, arranjador, professor e artista plástico. Na carreira musical, coleciona discos-solo e em projetos que incluem o Baobab Trio e o Orizzonti 6. O último trabalho musical de Wanderson é uma homenagem ao Rio Doce e os fluxos da vida, num diálogo do jazz atual, com o impressionismo e com a música brasileira.

@chachachangoss

A mistura de ritmos vai ser o marco da apresentação de Chachachangos com um repertório marcado pelo gypsy jazz, latinidades e clássicos do jazz ao som do violão cigano, clarineta e escaleta. A apresentação da dupla, formada por Julio Camelo e Bastian Herrera, ocorre às 20 horas no instagram @chachachangoss. Dentre as inspirações da dupla, estão o Jazz Cigano, Cúmbia (música típica da Colômbia) e o Tango. O Jazz Cigano é uma tendência musical iniciada na década de 1930, pelo guitarrista Django Reinhardt. O jazzman influenciou músicos norte-americanos com um caminho reverso ao jazz saído de New Orleans.

@heptasopro

O Heptasopro fecha a programação do II Rota Instrumental trazendo um repertório repleto de Choro e Samba. O HeptaSopro é formado por Luciano Furtado ao violão 7 cordas e Matheus Viana na flauta transversal. A apresentação ocorre às 21 horas no instagram @heptasopro. A dupla criou uma identidade própria através de arranjos autorais inovadores, explorando as particularidades dos instrumentos, das canções e de si próprios. O duo tem em suas raízes o choro, que é considerado como a primeira música urbana tipicamente brasileira e ao longo dos anos se transformou em um dos gêneros mais prestigiados da música popular nacional, reconhecido em excelência e requinte. Ambos se espelham em grandes nomes como Hamilton de Holanda, Pixinguinha, Arlindo Cruz e João Nogueira.

Programação

Acesse os canais na hora marcada e se divirta!

25 de março (quinta-feira)

19h – Édney Oliveira – @edneybatera

20h – Lucius Kalic – @lucius.kalic

21h – Marcelo Porto – @marcelo_flute

26 de março (sexta-feira)

19h – Roger Bezerra – @rogerfbezerra

20h – Potiguara Menezes – @potiguara_menezes

21h – Emerson Arsy TrYo – @emersonarsy

27 de março (sábado)

18h – Jura Fernandes – @jurafera

19h – Wanderson Lopez – @wandilopez

20h – Chachachangos – @chachachangoss

21h – HeptaSopro – @heptasopro

Festival

O Festival Rota Instrumental surgiu em 2017 com o oferecimento oficinas e concertos musicais gratuitos ao público em cidades capixabas que preservam patrimônios históricos, como Viana e Domingos Martins, foco da primeira edição do evento. O projeto musical visa ao incentivo do turismo cultural na Rota Imperial São Pedro D’Alcântara, reproduzindo caminhos entre Vitória (ES) e Ouro Preto (MG), abertos no início do século XIX.

O objetivo desta segunda edição do Festival Rota Instrumental – Edição Outras Rotas é explorar os talentos escondidos ao longo das margens do Rio Doce, uma rota alternativa à cidade de Ouro Preto, e dar visibilidade às composições autorais instrumentais de artistas locais. Por meio da distribuição das premiações, contribui ainda com o setor artístico tão prejudicado com a pandemia.

Caju Produções

A Caju Produções foi fundada em 2001 e atua em quatro pilares: música, cinema, arte e memória, tendo como especialidade a realização e produção de eventos e de ações de cunho artístico, social, educacional e ambiental no contexto da cultura em suas mais diversas esferas de conhecimento. Além do Festival Rota Instrumental, realiza outras importantes ações na área cultural, como os festivais Cine.Ema e o MoV.Cidade.

Serviço

II Festival Rota Instrumental

Quando: 25 a 27 de março de 2021

Onde: No Instagram dos artistas selecionados

Valor: Gratuito

Assessoria de Imprensa:

Ricardo Aiolfi | (27) 98149-8427

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *