Memórias e bordados das Bordadeiras de Burarama são eternizados em livro virtual

Chegou a hora do público conhecer a fundo as lembranças, memórias e sentimentos das Meninas Bordadeiras de Burarama, agora eternizados no livro Bordei. O trabalho é resultado de um projeto da Associação dos Moradores de Burarama e da Caju Produções. O livro está disponível online gratuitamente em: bit.ly/LivroBORDEI

O livro virtual conta com 142 páginas com 38 bordados de 34 bordadeiras do grupo. O escritor e fotógrafo André Fachetti foi o responsável por transformar o trabalho das linhas e agulhas em literatura, com crônicas que exploram memórias, histórias e os sentimentos das bordadeiras.

O projeto Bordei, desde abril, leva essa arte de entrelaçar agulhas e linhas ao mundo por meio da 1ª Mostra de Bordados & Memórias de Burarama, realizada no Instagram @bordadeirasdeburarama.nnO Bordei recebe apoio da Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria da Cultura do Espírito Santo (Secult) e da Secretaria Especial da Cultura via Ministério do Turismo do Governo Federal.

Lançamento

O cenário da Praça da Igreja de Burarama, tantas vezes registrado nos bordados, foi o palco de lançamento do livro Bordei no último fim de semana, 19 e 20 de junho. O clima frio foi logo aquecido com a chegada das bordadeiras vendo suas histórias se tornarem protagonistas do livro Bordei.

As máscaras não esconderam os sorrisos das artistas ao receberem a ecobag do Bordei, com um certificado de participação no projeto e um exemplar do livro. Entre um flash e outro, relembraram histórias, memórias e as companheiras do grupo, inclusive as que partiram e tiveram suas trajetórias eternizadas no livro.

O escritor André Fachetti também esteve presente e contou para elas a emoção de ouvir as histórias e a responsabilidade de transformá-las em literatura.nnA vontade do abraço, ainda adiado, deu lugar a uma foto no cenário tão expressivo de Burarama. A Igreja ao fundo, e mais um registro dessas mulheres que, pela arte, construíram seus próprios destinos na pequena vila.

Bordados

O entrelaçar silencioso das linhas com a agulha é um verdadeiro retrato da identidade cultural dessas mulheres que, por meio dos tecidos, comunicam, registram e representam suas histórias, memórias, vivências e cenas do cotidiano, tão importantes para a preservação e valorização da cultura local.

Os bordados retratam cenas marcantes da vida dessas mulheres, como início de namoro, piqueniques em família, encontros da comunidade, retratos da fé, entre outros temas.

O grupo Meninas Bordadeiras de Burarama, sob este nome, completa 16 anos em 2021, mas o projeto de ensinar bordados à comunidade já existe desde 1973, uma cultura local que ultrapassa gerações. Hoje, o grupo conta com mulheres de todas as idades.

Caju Produções

A Caju Produções foi fundada em 2001 e atua em quatro pilares: música, cinema, arte e memória, tendo como especialidade a realização e produção de eventos e de ações de cunho artístico, social, educacional e ambiental no contexto da cultura em suas mais diversas esferas de conhecimento. Realiza ainda outras importantes ações na área cultural, como os festivais Cine.Ema e o MoV.Cidade.

Meninas Bordadeiras de Burarama

Formam um grupo de mulheres do distrito de Cachoeiro de Itapemirim (ES), que se uniram com o objetivo de passar conhecimento e formação para crianças em aulas semanais realizadas na escola da comunidade. A turma de bordado é formada por crianças e adolescentes com idades variadas. Elas aprendem primeiro os pontos de bordado, fazendo um paninho de amostra com variados pontos: atrás, haste, corrente, nó português, palestrina, nó francês, sombra, anzol, espinho, margarida, etc. O propósito do grupo é transformar a realidade social, bordando produtos que possam ser exportados e vendidos, gerando renda.

Associação dos Moradores de Burarama

Existente desde 1955, a entidade atua de forma a trazer a união dos moradores e a unificar os trabalhos em prol da comunidade do distrito. Atua ainda no auxílio às pessoas carentes do local e no apoio a projetos como das Meninas Bordadeiras de Burarama, Café Amigo com os Idosos, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *