A Lenda do Frade e a Índia

Em uma época onde o Brasil ainda era colonizado por Portugal, um frade que veio ao Brasil para catequizar os índios, conheceu uma índia, e foi por ela que ele se apaixonou. A pequena índia, que não falava português, não entendia sequer uma palavra dita por ele, e mesmo não o entendendo, ela se apaixonou por ele.

Em uma manhã a índia pegou um manto e se disfarçou, e sem que os outros índios a percebessem, ela levou o frade para o topo de uma colina, que se avistava o mar ao longe, os dois se beijaram, e o frade tentou lhe explicar o evangelho, mas a índia não entendia. Então o frade teve uma ideia, ele pegou uma pedra e disse: -Pedra. A pequena índia  entendeu e disse: -Pedra. Então ele apontou para o mar e disse: -Mar. Aí a índia apontou e disse: -Mar. Então ele apontou para o céu e disse: -Deus. A pequena índia apontou para o céu e disse: -Tupã. Então ele repetiu: -Deus. E ela insistiu: -Tupã.  – Deus! Gritou o frade. – Tupã! Gritou a pequena índia chorando, pois percebeu que o frade não acreditava em seu Deus, ela não queria amar alguém que não acreditasse em Tupã.

E então naquele momento eles ouviram um forte estrondo na colina, e o frade gritou: -Meu Deus! E a índia gritou: -Tupã! Os dois se transformaram em pedra, e formaram duas rochas, que hoje nós chamamos de “O Frade e a Freira”.

Nunca foi descoberto o porquê eles foram transformados em rochas, e não se sabe quem ou o quê os transformou.