Cine.ON convida especialistas em cinema e documentários para bate-papos

O 7º festival Cine.Ema realizou uma série de quatro Cine-papos nos dias 18, 21, 25 e 27 de outubro, para discutir cinema, produções socioambientais, educação e questões ambientais da atualidade. Tudo transmitido online e gratuito pelo canal do Youtube Festival Cine.Ema.

O Cine-papo é um espaço de troca e encontro entre realizadores audiovisuais, jornalistas, cineastas, e muitos outros, onde a proposta é aproximar o público de conteúdos que versam sobre cultura, arte, sociedade e meio ambiente.

Mudanças Climáticas

Na palestra de abertura (18), a jornalista Sônia Bridi e o repórter Paulo Zero compartilharam por pouco mais de 1h, histórias e experiências vividas em mais de 25 anos de produção de documentários cobrindo os efeitos das mudanças climáticas no Brasil e no mundo. A mediação ficou por conta da apresentadora e jornalista Luanna Esteves.

Palestra de abertura com Sônia Bridi e Paulo Zero

O papel transformador da Educação

Já no segundo Cine-papo (21), o jornalista e cineasta Ramon Luz, compartilhou suas experiências profissionais dentro e fora do Brasil, que só foram possíveis usando as oportunidades ao seu redor para chegar lá, sendo a escola essencial.

Luz é ex-estudante de escola pública e o primeiro capixaba a receber o German Chancellor Fellowship, uma bolsa de incentivo a lideranças internacionais financiada pelo governo federal da Alemanha, onde mora há 4 anos. A mediação foi realizada pela realizadora audiovisual e diretora Carol Covre. Na ocasião, ainda foi divulgado o resultado do Concurso Cine.Ema nas Escolas.

Cine-papo com Ramon Luz – Seu projeto ganha o mundo

Cinema, sustentabilidade e educação

Na terceira live (25), os realizadores da Mostra Cine.Eminha, que difunde filmes para o público infantil de 08 a 13 anos; e da Mostra Paulo Freire, que homenageia o centenário do pedagogo e patrono da educação brasileira, discutiram sobre produções de cinema que versam sobre meio ambiente e educação. A mediação ficou por conta do jornalista e cineclubista Lucas Schuina.

Cine-papo com realizadores das Mostras Cine.Eminha e Paulo Freire

Conexão audiovisual e pautas sociais e ambientais

O último Cine.Papo, 27, que durou pouco mais de 2h, foi com os realizadores da Mostra Competitiva Nacional Cine.Ema, onde cada convidado apresentou as motivações para elaboração de suas produções, focadas principalmente em temáticas socioambientais. A mediação ficou por conta da realizadora audiovisual Úrsula Dart.

Cine-papo com realizadores da Mostra Competitiva Nacional Cine.Ema

Foto: Zanete Dadalto/ Arco