Escolas indígenas de Aracruz recebem as primeiras oficinas do Cine.Ema 2022

Escolas indígenas de Aracruz recebem as primeiras oficinas do Cine.Ema 2022

Natureza, cultura e muita criatividade. Foi assim a estreia das oficinas do 8º Cine.Ema, realizadas de 1º a 5 de agosto em Aracruz, em três escolas indígenas. Nas margens do rio Piraqueaçu, 45 estudantes puderam aprender técnicas de Fotografia, Vídeo e Roteiro e colocar seu olhar em peças audiovisuais de encher os olhos. As oficinas fazem parte da programação do 8º Festival Nacional de Cinema Ambiental do Espírito Santo – Cine.Ema.

Foto por: Weliton Aiolfi

O intuito das oficinas é aproximar os estudantes da linguagem audiovisual e permitir que, ao término, eles possam desenvolver seu olhar em produções próprias. Cada oficina teve a duração de 4 horas diárias – totalizando 20 horas – e 15 alunos em cada. Essa troca de conhecimentos com os alunos foi feita pelos oficineiros Gui Castor (em Fotografia e Vídeo) e Juane Vaillant (em Roteiro).

As oficinas foram realizadas na EMEFI Arandu Retxakã, na aldeia Três Palmeiras, e nas EMEFI Caieiras Velha e Escola Estadual de Ensino Médio Aldeia Caieiras Velha, na aldeia de Caieiras Velha. Os produtos gerados nas oficinas estão em processo de finalização e em breve serão divulgados.

Foto por: Weliton Aiolfi

“Para nós, do Cine.Ema, fica o aprendizado deixado ao longo desses cinco dias de oficinas, em que pudemos conhecer um pouco mais da cultura indígena e dos cuidados com o meio ambiente, a forma como as pessoas se conectam a todo o ecossistema e se sentem parte dele. Só temos a agradecer a essa experiência”, relata a coordenadora do Núcleo Escolas, Karol Milk.

Próximas oficinas

Local: Burarama
Data: 15 a 17 de agosto
Escola: Wilson Resende em Burarama
Oficinas: Fotografia e Observação de Pássaros

Local: Vargem Alta
Data: De 19 a 23 de setembro
Oficinas: Fotografia; Roteiro; Vídeo; e Observação de Aves

Mais informações em breve.